Como as redes sociais podem ser aliadas neste processo? Vamos refletir juntas/os.

O empreendedorismo feminino move montanhas. Em um mundo particularmente machista e sexista, onde os desafios da mulher são tantos, o crescente número de mulheres ocupando cargos de direção e abrindo o seu próprio negócio nos dão esperanças de um futuro com mais equidade. 

Segundo o LinkedIn, em 2020 a taxa de empreendedorismo feminino no Brasil aumentou 41%, enquanto o público masculino cresceu 22%. Essa constatação é um aceno importante pois quando uma mulher assume um lugar de liderança, ela tende a contratar mais mulheres, criando um ciclo de crescimento coletivo. Por que, como sabemos por aqui, precisamos evoluir juntas!

E para isso, vamos falar um pouco sobre dois pilares que sustentaram o empreendedorismo feminino nos últimos anos: o home office e as redes sociais. Vamos lá. 

Home office

Mulher no home office.

Outro fato que todas e todos nós vivenciamos nos últimos tempos foi a necessidade do home office e seu impacto nas nossas vidas. Com a pandemia, precisamos permanecer mais tempo dentro de casa.

Enquanto mães, conhecemos os desafios de lidar com tudo ao mesmo tempo, desde as demandas das crianças, os trabalhos domésticos, até os serviços externos. É neste contexto que o home office se encaixa na rotina da empreendedora brasileira. 

Trabalhar em casa pode significar uma dupla jornada de trabalho e uma exaustão, para algumas empresas. Para outras, simboliza adaptação do horário, redução de tempo de deslocamento até o escritório, redução dos gastos com passagem e vestuário e mais tempo para a família e quem se ama. É nisso que acreditamos. 

Redes sociais como aliadas

Logotipos das redes sociais.

Quando se fala em marketing digital, precisamos ter em mente que esta é uma estratégia extremamente necessária para a permanência da nossa empresa no mercado. Em 2020, 69% das empresas já faziam vendas online, apontou uma pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV.  A partir das redes sociais, as empreendedoras conseguem manter uma relação mais próxima com o cliente, apesar da distância física. 

Por meio das redes sociais é possível apresentar ao público quem é a empresa, quem está por trás dos trabalhos, de forma a estabelecer uma relação mais humana e verdadeira com os futuros clientes. 

Além de trazer muitos frutos para sua empresa, há quem se identifique – e muito! – com a produção de conteúdo e começa a aprender, investir tempo e se aprofundar neste mundo tão diverso e criativo que é a internet. E você, qual a sua relação com as redes sociais? Conta para a gente.

No SPA Express, as franqueadas recebem conteúdos digitais como forma de incentivo a divulgar sua unidade na sua cidade. Entre em contato e descubra outros benefícios de fazer parte deste time.