• SPA Express

Workaholic: como identificar quando o trabalho excede a vida e a saúde

Se você trabalha além do horário proposto, nos finais de semana e feriados, não consegue consumir conteúdos de mídia ou livros que fujam do seu setor de trabalho e tem dificuldade em conversar sobre outros assuntos que não envolvam o trabalho, você se tornou uma workaholic.


Na prática isso significa que a sua vida pessoal e profissional não conseguem se separar, que sua saúde mental - e automaticamente física, já que estão interligadas - estão comprometidas devido ao seu frenético ritmo de trabalho.


Hoje, há empresas que compreenderam a necessidade de dialogar sobre esse vício, em especial aquelas que propõem um novo modelo de fazer negócio, com uma metodologia cada vez mais preocupada com o ser humano e com o bem-estar de cada colaborador/a.


Seja com você mesma, com sua colega de trabalho ou entre seu time, devemos estar atentas para sinais de alerta. Vamos descobrir alguns sinais de uma pessoa workaholic.


Está constantemente estressada


Por vezes, acontece que um trabalho ou outro nos deixa um pouco inseguras ou impacientes. Mas se a preocupação excessiva for constante, temos um problema. Permanecer estressada pode ocasionar desatenção, fazendo com que tudo que façamos corra riscos de ter erros - o que gera ainda mais estresse.


É sempre a 1ª a chegar e última a sair


Ser a primeira pessoa a chegar no trabalho de manhã não é um sinal ruim, mas se você chega muito mais cedo e permanece trabalhando depois do horário combinado…aí temos um problema. Manter horários e saber separar os momentos é fundamental para um bom desempenho profissional e para evitar desgastes desnecessários.


Não pratica nenhum hobby


Gostar da sua área de atuação é ótimo! Amar o que você faz traz alegria para o seu dia, disposição para seguir em frente e aprender cada dia mais. No entanto, como nem só de pão vive a humanidade, ter outros interesses, conhecer novas pessoas, ter bichinhos de estimação ou tentar algo novo também devem fazer parte da nossa rotina.


Não faz pausa para o almoço, nem ao longo do dia


Às vezes, infelizmente, pela falta de tempo para cumprir tarefas necessárias como ir ao dentista, passar no banco, ir à uma loja comprar ração para o pet ou por imprevistos como pegar a filha/o com febre na escola, usamos o horário de almoço ou do café da tarde para cumprir essas demandas. Entretanto, quando continuamos a trabalhar, involuntariamente, ou seja, sem perceber, essa atitude está se tornando automática para o seu corpo que não permite que você faça uma pausa.


Checa o celular e notebook o dia inteiro


Manter o controle do seu trabalho não é uma atitude ruim, na verdade mostra que você é uma profissional organizada e merece reconhecimento por isso. Mas se você tem um aplicativo de demandas de trabalho no celular, olha ele e o e-mail de 5 em 5 minutos, até fora do horário de trabalho…atenção. Você não é paga para trabalhar 24/7. A menos que seja de extrema urgência, não passe a noite respondendo mensagem. Se você faz isso, é indicado ter atenção.


Identificou alguma dessas características? Fazer terapia pode ser uma grande porta de saída para práticas tóxicas em sua vida e também para se abrir a novas possibilidades.


E se você procura uma nova via de trabalho, fazendo o que ama, conheça histórias de mulheres que se deixaram arriscar e hoje são muito felizes como franqueadas SPA Express.


6 visualizações0 comentário