• SPA Express

Vamos falar sobre beleza sustentável?


Há alguns anos, os temas sustentabilidade e meio ambiente eram vistos exclusivamente como pautas de marketing ou segmentos específicos de ONGs e projetos socioambientais. No entanto, hoje, com o alerta global de mudanças climáticas e riscos de novas pandemias, chegou a hora de pensarmos no impacto que a nossa rotina de beleza gera para o planeta.


Se olhar sob uma lente mais aberta, vai ver que sustentabilidade no dia a dia não se restringe a adotar o veganismo ou se apegar a conceitos como "cruelty free” (não testado em animais). Vamos entender juntas como aderir, também na nossa rotina de beleza, hábitos mais sustentáveis:


1. O consumo consciente


Tudo o que consumimos gera lixo e resíduos despejados em nosso planeta. Já parou para pensar na quantidade de embalagens que guardamos? Uma boa atitude na hora da compra é se perguntar: eu preciso mesmo disso agora? Se a resposta for não, menos um lixo, caso for sim, uma opção é adotar produtos no modelo refil. Estes utilizam uma quantidade inferior de material - se comparado ao produto que vem dentro de uma embalagem de plástico, envolta de plástico transparente, e é vendido numa caixa de papelão. A conscientização começa nos pequenos passos.


2. Conheça a marca


Como falamos, saber que o produto não foi testado em animais não deve ser o único fator levado em consideração, mas é um ponto muitíssimo importante. Além disso, atualmente muitas marcas divulgam a origem dos materiais que compõem suas roupas e sapatos. Priorizar marcas que produzem com matéria-prima ecológica ou para as pequenas e os pequenos empreendedores é sempre uma saída para valorizar a produção local e reduzir o consumismo.


3. Reduzir, reciclar e reutilizar!


Agora que vimos como reduzir o consumo de lixo, vamos pensar em como reciclar ou reutilizar as embalagens de forma simples: limpe e descarte as embalagens de plástico e papel na lixeira reciclável mais próxima de você para que ela seja reaproveitada e transformada em matérias primas. Ou você pode usar aquele pote de vidro de boca larga para receber uma plantinha no seu quarto, reutilizar o frasco de protetor labial como porta-anéis...são muitas ações práticas que ajudam a nós e ao meio ambiente!


E então, viu como é fácil ser mais sustentável? Compartilhe esse conteúdo com suas amigas!

34 visualizações0 comentário