• SPA Express

Transição de carreira: como encarar esse novo passo

Mudar de profissão não é um processo fácil, mas pode ser prazeroso. Em algum momento da nossa vida é muito provável nos fazer algumas perguntas como: o que eu faço hoje condiz com meus princípios? Sou feliz com o meu trabalho e com a minha vida hoje? O que eu quero para mim nos próximos 5 anos? E, neste momento, se alguma das respostas for negativa ao esperado, a transição de carreira surge como um caminho para buscar a vivência que você deseja.


Agora, por onde devemos começar? Essa já é outra pergunta que vamos te ajudar a entender.


Primeiro passo: mudar


Aceitar a mudança será o primeiro passo para começar o planejamento. É importante ter em mente que a fantasia do “sonho da profissão” ou os “sinais do destino” nem sempre aparecem nesse momento. A decisão de mudar de carreira perpassa desde o íntimo, seu estado emocional e mental, até o prático, como independência financeira ou o anseio de migrar para outro país, por exemplo.


Para entender se este é o seu desejo, a PUC Rio Grande do Sul nos ajuda em algumas perguntas que podemos fazer internamente:


  • O quão motivado/a você se sente no seu dia a dia de trabalho?

  • Quanto interesse você possui nas atividades com que trabalha?

  • O quanto seu trabalho tem suprido das suas necessidades de remuneração, reconhecimento e relacionamento? Existe alguma perspectiva melhor em outro local ou empresa?


Respondendo essas provocações, conseguimos traçar um linha do que nos contenta e do que não aprovamos.


Segundo passo: avalie


Coloque no bloco de notas digital, no seu planner, numa página do Docs, do Excel ou no seu aplicativo de organização preferido, quais áreas te interessam. Talvez, durante os anos de trabalho, já tenha esbarrado em alguma atividade que despertou interesse.


Terceiro passo: entenda


Selecione-as e dedique um tempo para traçar as vantagens e as desvantagens de cada área pensada, ou seja, seus prós e contras (amantes de listas vão gamar nesse momento!). Ter anotado os benefícios traz uma instigação diferente para o seu futuro. Ver as novas janelas que podem se abrir, nos mostra que ainda temos pela frente muitas novidades e felicidades em nosso trabalho. E listar os contras coloca nossos pés no chão, não no sentido de apagar a chama de felicidade, mas de entender que existe um balde d’água no qual devemos permanecer atentas.


Quarto passo: planeje


Talvez este seja o momento mais importante até aqui. Com a mente fresca das vantagens e dos novos e surpreendentes anseios, mais uma vez as listas entram em ação. É de suma importância que a sua transição de carreira não seja feita da noite para o dia, de supetão. Exceto quando somos forçadas a tomar medidas de alteração de vida, principalmente quando perdemos um emprego, tenha em mente que planejar sua nova fase te trará a segurança necessária para você correr atrás da sua linha de chegada.


Essa linha pode ser tanto um curso de graduação ou técnico, como a conquista de um novo emprego que te deixe mais conectada com sua área de anseio.


Portanto, liste suas despesas, o orçamento necessário que precisa ter na poupança para avançar os próximos passos, quanto de investimento inicial você irá precisar nesse momento, quanto você ainda precisa permanecer na sua profissão atual para adquirir esse pé de meia necessário. No resumo: o que você precisa ter para sobreviver ao tempo estipulado por você para procurar uma nova carreira.


Quinto passo: comece


Você chegou até aqui, o que não é fácil, e agora é o momento de você se jogar. Sim, você sentirá uma satisfação e gratidão imensa por ter conseguido passar por todo esse processo, tomando cuidado com sua saúde mental e física e suportando todas as barreiras em volta. Mas, o medo e a insegurança também virão. Nesse momento, apenas respire fundo e valorize o seu processo.


Seus planos foram traçados, agora, você os colocará em prática. Desfrute dos novos aprendizados, relembre experiências passadas que podem te ajudar a partir de agora, faça novos contatos, conheça novas pessoas e trilhe esse novo percurso com sabedoria e dedicação. E, claro, aproveite o caminho!


E se você já pensou em investir e sente afinidade na área do bem-estar, da saúde ou da beleza, quem sabe o SPA Express é um dos seus tópicos de possibilidades? Entre em contato e tire suas dúvidas sobre ser franqueada.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo