• cibelelana

Ser mãe e empreender: desafio aceito!

A lista de responsabilidades de uma mãe é longa, mesmo se compartilhada entre o casal: levar na escola, buscar, levar em médicos, reunião de professores, tempo para brincar, cuidar das refeições, alimentar, colocar para dormir, dar banho, levar em festa dos amiguinhos e por aí vai.


Se juntamos com a lista de tarefas de uma empreendedora, então chega a bater até um desespero: finanças, marketing, reuniões, prospecções, atendimento, pesquisas, fornecedores e por aí vai também.


Por isso, não são raras as vezes em que as mães que empreendem vivem repletas de angústias e até mesmo de uma certa culpa, seja por não ter muito tempo para a cria, seja por sacrificar negócios da empresa por conta da família.


A verdade é que nós mulheres somos levadas a acreditar desde pequenas que somos capazes de ser multi e quando o assunto é dedicação à família a pressão é tanta que precisaríamos ser heroínas.


O que fazer então para conciliar a paixão que é ser mãe com a realização de um sonho que é ter o próprio negócio e a independência financeira nos dias de hoje?


Antes de mais nada, é preciso aceitar o desafio e compreender que cada dia será uma curva de aprendizado. Assim como muitas outras mamães que trabalham, você não será perfeita.


Por isso, por conviver com muitas mulheres nessa mesma situação, vamos deixar aqui algumas atitudes vencedoras de quem cai, se levanta, ama e empreende todos os dias.


Help!

Um primeiro passo é aceitar ajuda e pedir ajuda. Não dá para fazer tudo sozinha e contar com apoio é um verdadeiro alívio. Delegue funções, seja na família, seja na empresa. E seja mais feliz!


Faça parte!

Outra dica é fazer parte, nem que seja virtualmente, mas se possível pessoalmente, de redes de mães empreendedoras. Pode ser um grupo em redes sociais, um encontro mensal de partilha de experiências. Não importa. Poder partilhar e escutar realidades semelhantes é uma atitude excelente nesse desafio.


Seja exemplo

Quer ver uma motivação incrível para seguir adiante nesse desafio? Existe algo mais prazeroso do que poder dizer aos seus filhos que eles podem lutar pelos próprios sonhos já que a própria mãe é exemplo disso? Demais, não é mesmo? Lembre-se sempre que a sua garra, sua ética, seu exemplo, são os maiores ensinamentos que você pode deixar para suas crias.


Priorize

Por fim, estude cada dia um pouco sobre gestão do tempo. Já até falamos sobre isso aqui. Compreender como organizar sua rotina, priorizar atividades e, inclusive, integrar as agendas de mãe e empreendedora (afinal, você é uma só não é mesmo?) é essencial.


Anota aí!


E você? Tem alguma experiência de como compartilha o desafio da maternidade com o empreendedorismo com a gente?


Se você chegou até aqui porque pretende empreender e em breve também ser mãe, não deixe de conhecer o SPA Express. Nossa modalidade de franquia é totalmente flexível, home office (isso mesmo, trabalhe de casa) e de baixo investimento.


Navegue pelo nosso site e saiba mais ;)

0 visualização

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB