• cibelelana

Quer deixar de ser funcionária e empreender? Confira essas dicas para uma transição de vida!

Quando o início de um novo ano se aproxima, vem também aquela vontade de iniciar novos ciclos, não é mesmo?


Se você tem aquele sonho de empreender e deixar de vez o mercado corporativo que já vem comprometendo sua felicidade e realização há algum tempo, talvez seja mesmo a hora de começar a sua transição para uma vida empreendedora.


Essa transição, no entanto, nem sempre é fácil e requer o máximo de cuidado para não se colocar em uma nova situação de frustração.


Nós convivemos com empreendedoras todos os dias. Por isso, confira com atenção as dicas a seguir porque elas realmente são preciosas! 


#Dica 1: Respire fundo e não largue o emprego formal logo de cara!


Se a primeira coisa que você pensa em fazer é largar o emprego formal, então respire fundo e reconsidere. Se você ainda não tem nada estruturado para o seu negócio, aproveite sua fonte de renda atual para formar as bases do seu empreendimento.


Pesquise, inicie algumas atividades do seu negócio como uma renda extra e só faça a transição completa quando se sentir segura para tal.


É claro que uma dose de risco é sempre necessária para quem quer empreender. Mas isso não significa agir por impulso, contrair dívidas e se frustrar por falta de planejamento. Combinado?


#Dica 2: esteja financeiramente organizada!


Antes de iniciar uma transição para um negócio próprio confira se o seu planejamento financeiro pessoal está em dia. De nada adianta começar um novo negócio com dívidas, não é mesmo?


Por isso, faça um controle de receitas e despesas, calcule as despesas variáveis para ver onde é possível economizar e faça uma poupança de segurança para o período inicial do novo negócio. Imprevistos acontecem!


E uma boa dica é nunca misturar as contas da empresa com as contas pessoais. Mantenha tudo separado para melhor controle.


#Dica 3: tempo é prioridade


Nós já falamos sobre isso aqui no blog e é muito importante recapitular. Ter um negócio próprio significa saber gerenciar muito bem o tempo. Aprenda desde cedo a elencar listas de tarefas por prioridade e a fazer planejamentos semanais, mensais e trimestrais do negócio.


Um ótimo conselho é já fazer a lista de prioridades do dia seguinte no final do expediente do dia anterior.




#Dica 4: estude sobre gestão


Não se perca na empolgação de abrir o próprio negócio e esqueça do quão importante é se capacitar para isso. Não foque apenas em conhecer o produto ou o serviço, mas busque qualificação em liderança, planejamento, inovação, inteligência emocional, ferramentas de gestão de produtividade e por aí vai.


A gama de cursos e capacitações é bem ampla. Portanto, não deixe de estudar. E estude ainda mais nesse período de transição! Tudo é muito novo e estar preparada para as novidades é um ótimo indicativo de sucesso.


#Dica 5: faça conexões! 


Somos milhões de empreendedoras em todo o país, por isso, não há motivos para que você inicie essa jornada sozinha. É essencial buscar apoio junto a quem já viveu ou está vivenciando as mesmas experiências.


Faça parte de grupos de networking em empreendedorismo, participe de eventos da área como cursos, palestras, workshops, cafés, feiras, faça conexões com outras empreendedoras, busque por mentores que possam compartilhar experiências e ajudar na fase inicial do empreendedorismo.


No SPA Express, por exemplo, temos uma rede de 16 empreendedoras da nossa franquia. Estamos sempre conectadas, compartilhando vivências e crescendo juntas. E é uma força e tanto para trilhar nosso sucesso!


Se você tem interesse pela área de estética e sempre sonhou em ter o próprio negócio, conheça nossos planos, benefícios e depoimentos de quem empreende com a gente.


Entre para o nosso time de empreendedoras!

* Com informações do Itaú Mulher Empreendedora 

189 visualizações1 comentário

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB