• SPA Express

Pequenas e médias empresas: dicas para um orçamento bem feito

Lidar com orçamento é uma tarefa fundamental para gestoras de um pequeno ou médio negócio. Para isso não precisa ser expert em números ou uma contadora nata, basta ser uma boa gestora e organizadora.

O orçamento é uma parte do planejamento financeiro estratégico e engloba contabilizar despesas, custos e receitas e nos ajuda a descobrir quais passos devemos dar para alcançar nossas metas.

Enquanto gestora, conhecemos as necessidades de nossa empresa, seus gastos diversos e construímos planos de gastos periodicamente, para evitar que as despesas sejam maiores que os lucros. Ter este conhecimento é o pontapé inicial para começar a montar um orçamento bem feito.

Você pode gostar do nosso conteúdo sobre planejamento na crise.

Modelo

Existem diferentes modelos de orçamentos, portanto cabe a você identificar o mais viável para o seu caso. Um dos mais simples engloba qual produto/serviço precisamos, sua quantidade, valor unitário e valor total. É sempre importante ter em mãos cada gasto efetuado para que nenhuma retirada de caixa saia despercebida.

Este é um modelo que facilita, principalmente, para o controle interno do seu estabelecimento.

Além disso, podemos incluir as vendas estimadas para o período. Independente do que venda (aqui pensamos tanto em produtos físicos, como em serviços) cabe a contabilidade de cada gasto que envolve essa venda, de preferência em uma planilha, onde os números ficam mais organizados e facilita todo o processo de conta.

Dicas

O ideal é o acompanhamento mensal do orçamento, mas sabemos que se existir uma sobreposição de tarefas para a gestora, torna-se quase impossível essa análise em um período tão curto. Acompanhar no período bimestral ou trimestral é uma boa saída. Apesar disso, esteja sempre por dentro do orçamento.

Outra dica é não misturar gastos pessoais com empresariais. Sendo a dona e a gestora, por exemplo, você sabe quanto precisa vender para permanecer com o caixa em dia e o quanto precisa para manter a contabilidade própria no azul. Mantenha as duas distantes para evitar descuidos!

Compartilhe o conteúdo para chegar àquela amiga que precisa de uma força para montar um bom orçamento!