• SPA Express

Pensou em empreender? Saiba como criar um bom plano de negócios

Se você deseja entrar no mundo do empreendedorismo, ter sua liberdade financeira e fazer o que gosta, o primeiro passo é se organizar. Imagina você pensando na sua próxima viagem de férias pós-pandemia. Depois de tanto tempo dentro de casa, com stress acumulado, certamente você espera que essas sejam as férias do seu sonho. Mas, para que isso se concretize, é necessário planejamento.


A mesma ideia se aplica na vida de empreendedora, a partir do Plano de Negócios. Ele serve para termos uma visão ampla da nossa ideia, nosso público alvo, pontos fortes e fracos, movimentos externos do setor, e outros tópicos que influenciam diretamente em nosso negócio.


Então, a pergunta-chave do momento é: como criar um bom plano de negócio?


Construir da base para o topo


Nesse caso, a base é tudo aquilo que você necessita para iniciar o seu negócio. Já o topo, sua execução. A primeira etapa é definir:

  • Missão

  • Setor de atuação

  • Fonte de investimentos

  • Enquadramento tributário

  • Forma jurídica

  • E outros pontos importantes.


Aqui é fundamental que tenha em vista possíveis sócios ou modelos de inspiração.


A análise


Depois da primeira parte feita, chegou a hora de analisar o mercado em volta. Observar seus concorrentes, as oportunidades do seu setor e as ameaças do seu tipo de negócio é fundamental para saber o que esperar no futuro e como se adaptar para ser destaque no setor.


Tenha em vista seu público-alvo bem definido, ou seja, o grupo para que seu trabalho será dirigido (idade, gênero, hábito, profissão, estado civil, renda, localidade, etc). E conheça bem seus possíveis fornecedores, preços, materiais e concorrentes.


Seja cautelosa


Orientamos que pegue modelos prontos para não deixar nenhum tópico de fora. Durante todo o processo, mas principalmente neste início, precisamos ser cautelosas para compreender os próximos passos e não sentirmos um ‘baque’ caso algo fuja do nosso controle - pense bem como ficaram empreendedoras que não puderam prever uma pandemia...precisamos ter todas as possibilidades na manga.


E, claro, ter um bom networking, bons fornecedores e bastante confiança sempre serão artifícios importantes ao longo do percurso.


Venha empreender com o SPA Express, uma franquia formada 100% por mulheres empreendedoras!


Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus contatos.