• SPA Express

Mais produtividade e menos procrastinação em 2021. Dicas para se organizar e crescer

Na correria do dia a dia deixamos de concluir tarefas importantes por falta de tempo. Entretanto, se observarmos bem, há momentos em que o que nos falta é organização: identificar os objetivos mais importantes do dia e classificarmos nossas prioridades


O acúmulo de atividades nos deixa desnorteadas, assim como acabar o dia de trabalho e sentir que não foi produtivo. Até mesmo a pessoa mais organizada do mundo tem dias em que acorda com o pé esquerdo e não dá conta de todas as tarefas.


Para conseguirmos concluir nossas demandas profissionais e pessoais, precisamos, primeiramente, aceitar que não damos conta de desenvolver dezenas de projetos no mesmo dia. Estabelecer limites é crucial para designarmos nossa rotina, pois assim saberemos quais demandas de fato seremos capazes de desempenhar. Isso nos ajuda a evitar frustrações, procrastinações, nos cansarmos excessivamente, além de diminuir a ansiedade e sermos capazes de antecipar possíveis imprevistos/problemas.


Estabelecido o limite, a construção de uma agenda é o próximo passo. Seja no papel ou nos vários aplicativos e plataformas digitais que nos permitem classificar cada etapa do nosso dia, bem como nossos tipos de atividades diferentes, a agenda será nossa aliada (e não inimiga!).


Nela, listamos tudo que precisamos e somos capazes de realizar naquele dia ou semana, em ordem de prioridades. Frequentemente, nos debruçamos demais em uma área de nossas vidas (profissional ou pessoal) e nos desprendemos da outra. É certo que há instantes que nossa vida pessoal precisa de mais tempo, cuidado e dedicação do que nosso trabalho. O problema está na falta constante de equilíbrio entre elas.


A dedicação frequente à nossa vida pessoal, nosso autocuidado e nossa saúde nos resulta no aumento da autoconfiança, do estímulo para o trabalho e da energia para aguentar os imprevistos. Quando estamos bem com nós mesmas, ganhamos uma força surpreendente.


No trabalho, identifique seu horário mais produtivo para se dedicar às atividades de maior importância. Procure determinar o horário de início e fim de um compromisso, para evitar que ultrapasse seu limite e lembre-se de designar pausas curtas para respirar e se restaurar. Assim, conseguirá atender sua próxima cliente com mais energia e concentração.


Se você ainda não utiliza nenhuma agenda digital, mas deseja conhecer, algumas plataformas que recomendamos são: Asana, Trello, Google Agenda, Mondey, Evernote e Todoist.


80 visualizações0 comentário