• SPA Express

Gestão empresarial para pequenas empresas: dicas práticas

Você sabe e nós também: administrar uma empresa, principalmente do zero, não é fácil. Desde o plano de negócios, até a gestão de pessoas, gerir uma empresa passa por diversos pilares que precisam estar em sintonia para que o seu estabelecimento permaneça em pé. Por isso, a gestão empresarial é uma prática tão importante.


Segundo o Sebrae, as microempresas individuais têm as maiores taxas de fechamento, totalizando 29%, que ocorrem nos primeiros cinco anos. Quando falamos sobre pequenas e médias empresas que geralmente contém um número reduzido de colaboradores que precisam dar conta de uma demanda de trabalhos que, por vezes, pode se exceder, o trabalho da gestão pode ficar comprometido.


Vamos refletir sobre práticas que podem colaborar para a sua empresa.


Um pequeno passo para a gestão empresarial, mas um grande passo para a empreendedora




O primeiro passo para realizar uma gestão de qualidade e que traga resultados é aceitar que, nem sempre, você dará conta de tudo. E tudo bem, não somos máquinas, precisamos de um tempo. Traçar um plano que leve em consideração o período de trabalho, as demandas internas e externas, reuniões necessárias com administração e jurídico, por exemplo, pode ser um bom começo para entender as atividades que precisa desempenhar e o investimento de tempo que cada uma vai exigir.


Para isso, aplicativos de agenda, como o Google Agenda e o Asana, ou até o Google Keep que possibilita a criação de listas, ajudam bastante na organização.



Atenção aos gastos




Os efeitos de um bom planejamento reverberam também nos investimentos. Para quem vê de fora, a matemática é simples, nunca se gasta o que não se tem. Mas planejar o orçamento pode ser mais desafiador do que isso.


Monte um planejamento prático e compreensível, leve em consideração os imprevistos de cada época do ano e pense em promoções ou campanhas que podem ajudar no caixa para os próximos meses. Ter ao nosso lado outras profissionais que podem ser nosso braço direito é sempre bem vindo.


Você pode saber mais sobre orçamentos em Pequenas e médias empresas: dicas para um orçamento bem feito.




Crescer exige conhecimento




Sem uma estratégia que permita o controle de investimentos, que leve em consideração a satisfação da clientela e gere lucros, como um negócio se mantém de pé? A gestão empresarial é crucial para que os pilares do negócio se sustentem, por isso precisamos traçar na ponta do lápis uma estratégia que seja eficiente.


Mas até mesmo as melhores estratégias podem falhar algumas vezes, uma vez que as variáveis que envolvem o mercado podem mudar os nossos rumos. Essas curvas e falhas podem acontecer, o importante é evitar que se repitam recorrentemente.


E certamente um modelo de negócios conciso que pense na realidade do setor é sempre uma grande mão na roda, disso nós entendemos. Entenda como criar um plano acessível para a sua empresa em Saiba como criar um bom plano de negócios.


Estamos à disposição para apresentar para você o modelo de negócios SPA Express, uma gestão home office para o setor da beleza e do bem-estar, gerenciado 100% por mulheres que buscam sempre crescimento.



13 visualizações0 comentário