• cibelelana

Gestão do tempo e empreendedorismo: conheça técnicas para aplicar à sua rotina



Não importa se você já é uma empreendedora ou se está pensando em ter um negócio próprio. Se tem um ensinamento realmente importante para a sua vida é a gestão do tempo.


Afinal, ainda não inventamos um dia com 48 horas, não é mesmo? Mas não se preocupe. A vida é corrida mesmo, mas nada que algumas técnicas que prezam pela eficiência e pela produtividade não possam ajudar. Elas podem parecer até simples demais, mas vai por nós, fazem toda a diferença no cotidiano de uma empreendedora!


Primeiro passo: ordem de prioridade

A nossa vida é toda multi: multissensorial, multitarefa, multidisciplinar... E nesse contexto é essencial saber elencar prioridades. E mais, saber diferenciar o que é urgente do que é importante.

Então o primeiro exercício é analisar todas as suas tarefas do dia e fazer uma lista (pode ser no papel, na planilha, no celular) em ordem de prioridade. 

Com essa lista ao alcance dos seus olhos você irá perceber como o trabalho flui melhor à medida em que você marca as tarefas como concluídas. Sai de cena aquela sensação de tempo perdido e inútil e fica a sensação de eficiência e dever cumprido.


Segundo passo: planejamento semanal e mensal

Importante também é ter um olhar mais macro e não focar apenas no planejamento do dia. Aqui é interessante fazer uso de alguma ferramenta de gestão de projetos, ou de uma planilha no excel, ou ainda, de um quadro na parede, com post its ou de lousa.

Nesse planejamento você deve incluir os compromissos profissionais, familiares e sociais, lembrando sempre da ordem de prioridade. Com esse olhar planejado, você deixa de ser dependente de uma rotina maçante e tem metas mais ao longo prazo para almejar.


Terceiro passo: saber dizer não

Não é raro encontrar pessoas atoladas em afazeres seus, dos outros e às vezes até mesmo de subordinados, por não saber dizer “não”.

Aprenda a recusar o que não lhe compete ou não tem prioridade nenhuma para você. E não se preocupe. Ninguém irá te odiar por isso. Basta exercitar uma boa comunicação, explicar se for preciso e seguir em frente. Guarde suas energias e sua disposição para o que realmente importa.


Quarto passo: exercitar

Tudo isso parece muito simples, não é mesmo? Mas experimente colocar tudo em prática para perceber como é desafiador!

Comece pelas coisas pequenas como manter a mesa arrumada e com objetos de trabalho ao seu alcance, elencar as prioridades do dia e manter o foco em apenas uma atividade até finalizá-la. Tenha metas pequenas, mas alcançáveis e você verá a mudança.


A partir daí, não temos dúvidas de que você vai amar planejar as finanças, o cardápio da semana, as compras do mês, e por aí vai.


Uma última coisa para se lembrar: ser planejado não significa ser metódico. Você pode ter planejamento e ser flexível ;)

60 visualizações

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB