• SPA Express

Empreendedorismo na crise: como planejar em um presente/futuro incerto?

Começamos mais um ano imersas na pandemia do novo coronavírus. Há meses, nossa vida profissional e pessoal virou de ponta cabeça e nos obrigou a repensar nosso planejamento e metas. Ainda que o futuro seja incerto e as dúvidas sejam inúmeras, uma coisa temos certeza: não podemos desistir, precisamos nos organizar. Sabendo da importância de um bom planejamento, viemos ajudá-la a entender por onde começar e traçar planos para o seu negócio.

Antes de tudo, um planejamento eficiente é aquele possível de se pôr em prática. Não adianta querermos ler nossa bola de cristal ou colocarmos um pé na frente do outro. Seja prática, direta e se pergunte: O que tenho condições de fazer este ano? A partir disso, faça uma lista com suas possibilidades e destaque as que julgar mais importantes. Isso será muito relevante para saber controlar seus custos.

Em períodos de dificuldades não podemos mergulhar em águas turvas, sem saber para onde ir. Pense em táticas de como gastar menos, quais ferramentas poderá utilizar para manter o seu controle financeiro para evitar cair no vermelho.

Outro fator importante é a produtividade. Ser produtiva não significa ser ativa 24 horas por dia, fazer um milhão de tarefas por vez, ficar totalmente desgastada ao final do dia e achar que está tudo bem. A produtividade está muito ligada a outra palavrinha muito importante: a qualidade. Ser produtiva é fazer tudo que você precisa e consegue com dedicação e qualidade, para que o seu trabalho se destaque no mercado, tenha um diferencial e seja atrativo para futuros clientes. Uma dica aqui é fazer um novo curso, ler um livro sobre uma área diferente do seu campo de atuação para abrir os seus horizontes e sempre dialogar com outras profissionais do setor para saber das suas novidades.

Em tempos de distanciamento social necessário, optar por investir em produtos e serviços que possam ser ofertados em casa e que permitam a você e a seus funcionários trabalharem em home office deve ser levado em consideração. Pesquise e veja se há essa possibilidade para o negócio. Quem sabe você será a pioneira nisso?!

O mais importante é nunca deixar de se planejar. Permaneça atualizada e em contato com outras profissionais para criar um networking que poderá te ajudar nos tempos difíceis.

Gostou do nosso conteúdo?

O SPA Express oferece todo o suporte necessário em planejamento para você deslanchar sua vida empreendedora com a nossa franquia! Entre em contato e saiba mais.