• SPA Express

Digitalização foi positiva para 62% das empreendedoras em 2021

O baque da pandemia foi ainda maior do que podemos imaginar. Hoje, tentamos mensurar esse impacto através de pesquisas que nos apresentam as diferentes realidades encontradas no Brasil desde o início de 2020. E o empreendedorismo não ficou de fora das mudanças, ele se tornou uma rota de fuga para muitas pessoas.


É o que apresenta o Instituto Rede Mulher Empreendedora. Segundo uma pesquisa realizada entre cerca de três mil empreendedoras e empreendedores, neste ano o desemprego e a falta de renda gerada impulsionaram 26% das mulheres entrevistadas a iniciarem seu negócio atual durante este período. Também ele foi um impulsionador para que elas saíssem de relacionamentos abusivos.


Entre os pilares dessa mudança encontramos a necessidade, mais do que nunca, do uso constante da internet e das ferramentas digitais. Entretanto, para 62% das entrevistadas, a digitalização foi positiva no negócio. Podemos interpretar esse resultado como uma modificação de olhar e uma adaptação por parte das empreendedoras que perceberam as possibilidades encontradas no mundo digital.


Os aplicativos de mensagens e redes sociais foram os vencedores entre as ferramentas digitais mais utilizadas pelas empreendedoras em seus negócios. Ainda de acordo com o IRME, o uso de sites próprios e de vendas apresentou crescimento, e mais da metade das empreendedoras também apontou utilizar para a divulgação e como ferramentas de vendas as plataformas de blogs/sites próprios, e-commerce, redes sociais e aplicativos de mensagens para gestão.


Nós, empreendedoras, precisamos ter em mente a importância das ferramentas de comunicação e de e-commerce, principalmente neste “novo normal". São elas uns dos pilares dos negócios e devem estar inclusas em nosso planejamento (seja anual, trimestral ou mensal), orçamento, modelo de negócios, plano de negócios…ou seja, nosso investimento precisa levar em consideração sua divulgação.


E o SPA Express entende disso. Seja uma franqueada, trabalhe home office e descubra as vantagens de investir em uma rede 100% gerida por mulheres que sabem empreender.

12 visualizações0 comentário