• SPA Express

Dicionário da empreendedora: tire suas dúvidas!

O sonho de ter o seu próprio negócio está próximo de se tornar realidade, mas se confunde com alguns termos específicos usados pelo mercado? Não se preocupe, todas nós passamos por isso.


E foi pensando em você que elaboramos um Dicionário da Empreendedora para ficar por dentro de todos os termos e estar 100% preparada para dar os próximos passos.


Autogestão


Refere-se a autonomia da equipe colaboradora, que passa a participar de forma cada vez mais democrática dentro da organização.


Análise de SWOT


SWOT é uma sigla do inglês Strenghts Weaknesses Opportunities Threats, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, ela é comumente conhecida no Brasil por Análise FOFA (mais fácil de lembrar, não é mesmo?).


A SWOT ou FOFA é uma ferramenta utilizada para verificação dos ambientes internos e externos da empresa. Ela ajuda a identificar o status atual da organização e auxilia na formação do plano estratégico.


Aceleradora


Refere-se a empresa que atua no apoio à startups, com foco no suporte ao desenvolvimento do negócio, além de possivelmente conceder apoio financeiro.


Brainstorm

No português “tempestade mental”, é uma reunião onde a equipe colaboradora possa compartilhar ideias a fim de solucionar um problema pontual da organização.


Break Even Point


Identificação do “ponto de equilíbrio” da empresa: momento em que o faturamento se torna equivalente aos custos. Só a partir dele que a empresa pode gerar lucros.


B2B


Do inglês business to business, significa os negócios que são feitos de empresa para empresa.


B2C

Do inglês business to consumer, significa os negócios feitos de empresa para consumidor.


Capital de giro


Recursos financeiros necessários para custear as despesas operacionais da empresa.


CEO


Do inglês Chief Executive Officer, significa Diretor Executivo, ou seja, profissional responsável pela administração total da empresa.


CFO


Do inglês Chief Financial Officer, significa Diretor Financeiro da empresa.


Coworking


Área compartilhada para trabalhos de diferentes empresas, que oferece recursos para que elas atuem de forma equivalente.


CRM


Do inglês Customer Relationship Management, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Sua função é antecipar as necessidades dos clientes por meio do contato direto e recorrente com este.


Incubadora


Empresas de grande porte ou universidades que apoiam negócios em estágios iniciais. Ela busca fornecer experiência, portanto não impacta financeiramente.


Investidor(a)-anjo


Empreendedor(a) que busca investir em negócios que estão em fases iniciais, normalmente startups.


Mentoria


Qualificação dada por especialista na área em que a equipe precisa se aprofundar. Sua função é capacitar a equipe de colaboradores.



ROI


Retorno Sobre Investimento, isto é, métrica utilizada para identificar quanto o negócio lucra, diante do investimento feito no princípio.


Startups

modelo de negócio escalável que está no início, que envolva tecnologia e crescimento acelerado.


Unicórnio


Startup que atingiu o valor de mercado de U$ 1 bilhão.


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

21 visualizações0 comentário