• SPA Express

Como ter um sono de qualidade? Veja 5 dicas

Levante a mão quem nunca rolou na cama a noite toda tentando dormir e não conseguiu. A hora do sono pode ser um verdadeiro pesadelo para algumas de nós. E isso acontece por múltiplas razões, que envolvem nosso corpo, mente, socializações e estresses diários acumulados.


O problema é que uma noite mal dormida interfere em todo o nosso organismo e pode revelar grande consequências, pois além de nos sentirmos exaustas no dia seguinte, a indisposição mental afeta diretamente em nossa qualidade de vida, nosso rendimento profissional, pessoal, psicológico e social. Como nos possibilitar uma noite de sono segura e tranquila? Temos 5 dicas para você.


1. Identifique o tempo que seu corpo precisa para descansar


O indicado é ter uma noite de sono que perdure entre 7 e 9 horas, por isso o famoso “você precisa ter 8h horas de sono”. Como cada corpo é diferente, o tempo da sua noite de sono pode ser diferente da minha. Observe o seu corpo e veja como você acorda dormindo 7h, 8h ou 9h seguidas: em qual dessas situações acordou mais disposta, com ânimo e sentindo, de fato, seu corpo descansado?


2. Monte uma rotina do sono (tanto de dormir, quanto de acordar)


Assim como você monta uma rotina de beleza, deve criar uma rotina de sono e isso envolve os momentos antes de deitar à noite e logo após acordar de manhã. Jante alimentos mais leves e diminua os estimulantes como bebidas energéticas e telas luminosas em excesso. No lugar, leia um bom livro, tome uma bela xícara de chá, faça uma meditação guiada, como a série da Headspace - Guia para dormir melhor, na Netflix, ou escreva um diário.


E assim que abrir os olhos de manhã, mesmo que seu despertador esteja no celular, procure não abrir de cara as redes sociais. Acorde tranquilamente, espreguice-se, abra as cortinas, vá até o banheiro e aplique seus primeiros autocuidados do dia e, só depois, entre na sua rede social favorita para se atualizar. O mais importante é estar conectada consigo mesma em ambos os momentos.


3. Faça uso de Terapias Complementares Integrativas


Nome grande, não é mesmo? As Terapias Complementares Integrativas são ferramentas adicionais que podem colaborar nos tratamentos tradicionais ligados à saúde e ao bem-estar. Apesar de mal compreendidas e dos pré julgamentos em sua volta, suas aplicações podem trazer inúmeros benefícios ao nosso corpo: autoconhecimento, elevação da autoestima, alívio da ansiedade e estresse, equilíbrio físico e mental, harmonização da respiração, entre muitos outros.


Meditação, aromaterapia, reiki, acupuntura, ayurveda, fitoterapia, homeopatia, quiropraxia, musicoterapia e yoga são só algumas da grande lista de possibilidades. Já fez uso de alguma delas? Conta para a gente sua experiência.


4. Atividade física (a que você se identifica)


Ninguém faz bem uma coisa se a fizer por obrigação. Podemos até fazê-la externamente, mas internamente não nos será prazeroso. Por isso, seguir a atividade física que está na moda, por exemplo, pode não lhe fazer tão bem assim. O correto é identificar o que seu corpo precisa e a partir daí descobrir o que te atrai. O mais importante é não ficar parada - e se divertir!


5. Cuide da sua saúde mental


Precisamos falar sobre saúde mental. Estamos no setembro amarelo, um mês inteiro dedicado à prevenção e orientação sobre o suicídio, um tema importante que precisa ser discutido. Cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto fazer o check-in médico anualmente, mas exige de nós uma atenção constante. Nossa dica é: não diminua seu sentimento ou o do próximo, procure integrar na sua rotina ações prazerosas a você, busque inserir a terapia e conscientize as pessoas que estão ao seu redor sobre a importância desta e esteja rodeada de pessoas que te valorizem, que acreditem em você, que amem quem você é e estejam dispostas a te abraçar nos momento mais difíceis. #ficaadica


Mas lembre-se: ter em mente essas dicas não retira a importância de consultar um médico apropriado. Caso sinta dificuldades extremas na hora do sono, recorra a um especialista para evitar que o seu problema se torne uma bola de neve.


Ah, e é claro, uma boa massagem é certeza de um sono gostoso e tranquilo!


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo