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7 histórias de mulheres empreendedoras que você deve conhecer

Se pensamos que as mulheres tiveram acesso ao CPF e uma conta no banco há apenas 55 anos, ou seja, em 1962, ver números que apontam 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil hoje em dia é uma realidade incrível.


Elas trazem representatividade e inovação para os negócios, utilizam seus ganhos para investir na educação e formação de suas famílias e fazem com o que seu sucesso se alastre por toda a sociedade.


Então, para inspirar vocês vamos contar a história de 7 mulheres empreendedoras de sucesso. Mulheres assim como você, determinadas a traçar um caminho diferente em suas vidas e donas de suas próprias escolhas.


Zica Assis e Leila Velez



Essa história começa com inúmeros folhetos colados em ônibus urbanos por quatro pessoas de origem bem simples: uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex-atendentes do Mc Donalds. O papel dizia: “Se os seus cabelos são um problema, nós somos a solução”.


Após muitos testes de produtos e matérias-primas, Zica Assis chegou a uma fórmula para cuidar dos cabelos mais “rebeldes” e muitas mulheres começaram a dizer: “nossa, também quero um cabelo como o seu.”


A ideia dos panfletos, então, era atrair clientes para o recém-criado instituto especializado em cabelos crespos e cacheados.


Isso foi há 21 anos e a primeira salinha tinha cerca de 30m2. Zica Assis encontrou a parceria ideal em Leila Velez, ex-atendente e gerente precoce no Mc Donalds, que trouxe aos negócios uma visão orientada ao cliente.


As duas tinham muitos motivos desistir, mas a persistência no sonho levou à construção de uma história de sucesso.


Hoje, a Beleza Natural tem mais de 40 unidades, cerca de 3.000 colaboradores e mais de 130 mil clientes atendidas.


Luiza Trajano



“Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui”. Essa é uma das frases célebres de Luiza Trajano. A menina que começou aos doze anos, hoje é dona do

Magazine Luiza.


Essa história começa no interior de São Paulo, em Franca, onde a tia, também Luiza, tinha uma pequena loja, na qual Luiza, a sobrinha, aproveitava as férias para cuidar do balcão.


Aos 18 anos, começou a trabalhar oficialmente na loja. Passou por todas as áreas da empresa, expandiu e hoje é uma das empreendedoras mais influentes da América Latina.


Dona Luizinha, como é conhecida na empresa, costuma visitar suas próprias lojas, conversar com clientes e funcionários, responder e-mails de consumidores e até realizar trocas. Tudo para não perder o contato com o cliente e suas demandas.


Ela também é uma voz muito forte no Brasil em empoderamento feminino. Faz muitas palestras e defende a diversidade de gênero nas empresas.

Confere essa palestra aqui!



Mônica Burgos



Após um divórcio e com três filhos para criar, a baiana Mônica Burgos teve coragem suficiente para largar a advocacia com oito anos de carreira e se mudar para o Rio de Janeiro, para se especializar em moda.


Foi no Rio que percebeu uma lacuna no mercado de aromatizantes de ambiente: uma produção voltada para cheiros que identificassem marcas e suas lojas.


Quando se formou, retornou para a Bahia e iniciou o negócio, inicialmente vendendo de porta em porta, com muita garra.


Atualmente, a Avatim, que em tupi-guarani significa cheiros da terra, tem mais de 50 franquias e planeja chegar ao mercado internacional.


Pamella Magpali e Babi Mattivy



Uma era dona de um brechó, a outra, produzia sapatos artesanalmente com as sobras da indústria calçadista.


As duas juntas deram início a uma marca de sapatos veganos, ecológicos e totalmente produzidos no Brasil, com tecidos reaproveitados para as estampas e sapatos produzidos com material reciclável!


Os primeiros 20 pares foram vendidos pela internet rapidamente. A partir daí, a marca Insecta Shoes, das gaúchas Pamella Magpali e Babi Mattivy ganhou o mundo. Hoje, elas gozam de duas lojas próprias em Porto Alegre e São Paulo e muitas outras lojas parceiras que revendem os sapatos em países como Estados Unidos, Espanha e Alemanha.


Luciana Piquet



Com um dia a dia atarefado e uma carreira de sucesso com ainda pouca idade, a empreendedora Luciana Piquet teve a ideia para um novo negócio enquanto estava na sala de espera de um consultório médico.


A espera, de aproximadamente 3 horas, bem no dia de um evento importante, fez Luciana pensar em como seria incrível ter um serviço de manicure em salas de consultório.


Filha de empreendedores, a ideia logo se transformou em negócio. Num primeiro momento, desenvolveu um carrinho inovador para que as manicures pudessem circular pelos consultórios, integrando o banquinho à maleta de produtos.


Mas foi quando decidiu expandir para o serviço de manicure em domicílio que Luciana viu novas portas.


Por vezes, arregaçou as mangas e rodou a cidade, levando as manicures de um lado para o outro para atender às clientes.


Foi quando percebeu que haviam outras necessidades como serviços estéticos corporais e faciais feitos em casa, com o objetivo de otimizar o tempo das mulheres modernas.


Foi então que o serviço de manicure acabou até mesmo saindo do mix da SPA Express, que expandiu com a massoterapia e outros serviços.


Em 2014, o modelo de negócio foi formatado para um modelo de franquia.


Hoje, a empreendedora conta com 19 unidades em todo o Brasil e bateu a marca de um crescimento de 350% de 2017 para 2018.


Essas histórias só demonstram o quanto o empreendedorismo feminino é feito para todas! Não importa a sua área. Se tiver paixão e persistência, com muita dedicação é possível construir um negócio de sucesso.


Que tal conversar um pouco mais com a Luciana sobre as franquias SPA Express? É só clicar nesse link e bater um papo com ela sobre negócios.

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