• cibelelana

5 inteligências emocionais essenciais para quem quer empreender

Além de muita vontade de realizar sonhos e de conquistar a tão sonhada independência financeira, o que mais precisa fazer parte de uma receita de sucesso no empreendedorismo?


Assim como em qualquer outra profissão, cada vez mais tem se reconhecido o valor das inteligências emocionais para mentes empreendedoras de sucesso.


Não é difícil compreender essa relação quando pensamos que negócios são movidos por pessoas e pessoas movidas por suas emoções.


Mas é justamente a falta de equilíbrio emocional que diminui grandes chances de ascensão na carreira e nos negócios. Agir impulsivamente ou não pensar nas consequências dos próprios atos e palavras estão entre os motivos que mais abalam oportunidades profissionais. 


Então vamos a algumas dicas para desenvolver e colocar em prática as inteligências emocionais.


1. Autoconhecimento

Ás vezes encarar um processo de autoconhecimento pode ser até meio “duro”, mas quando temos a consciência de nossos pontos fracos e fortes, quando entendemos nossas limitações, então gozamos de uma maturidade para nos relacionar, o que traz muitos benefícios, especialmente no ambiente profissional.

Conhecer a si próprio e ser bem resolvido com seu passado leva a um bem-estar consigo mesmo e por isso a uma perspectiva mais otimista para o presente e para o futuro.


2. Resiliência

Em algumas situações, os empreendedores são constantemente desafiados. Pense na entrada de um novo concorrente no seu mercado de nicho. Para responder à altura e continuar galgando o sucesso será preciso resiliência para lidar com estresse, pressão e todos esses desafios.




3. Responsabilidade

Quando empreendemos somos responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso da empresa e da equipe. Por isso, desenvolver um senso de responsabilidade com processos e pessoas é essencial.


4. Liderança

Ser empreendedor exige uma grande força mental para ser uma liderança inspiradora, incentivar o trabalho em equipe, gerenciar conflitos e ajudar os colaboradores a encontrar um sentido para a vida e para o trabalho com exercícios de coaching e mentoria.


5. Empatia

Como dissemos, negócios são movidos por pessoas, por isso é preciso saber lidar com elas muito bem. Uma das chaves para construir bons relacionamentos e climas agradáveis em empresas e empreendimentos é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Com esse simples exercício, muitos conflitos se diluem e brigas cedem lugar à compaixão.


E então, você se considera preparada para empreender? 


Mesmo que não se sinta 100%, o que é quase impossível, os modelos de franquia são ótimas opções para começar e vencer desafios. Com eles é possível ter acesso ao suporte profissional e até mesmo emocional de outros franqueados e a um modelo de negócio já colocado em prática.


Conheça o SPA Express e entre para esse time! 

88 visualizações

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB