• cibelelana

5 dicas práticas para mamães empreendedoras!


Uma das nossas empreendedoras acaba de ganhar neném, por isso nos inspiramos para retomar aqui no blog esse assunto tão importante: empreendedorismo e maternidade!


Afinal, ser uma mulher de negócios já é desafiador. Conciliar uma carreira, preocupações administrativas, comerciais, de marketing, etc com a rotina de amor e cuidado com os filhos é ainda mais!


Mas aqui no SPA Express somos um time de muitas mamães empreendedoras e, por isso, nos sentimos bem confortáveis em dizer: dá certo!Confira essas dicas e vem junto com a gente!


1. Invista em organização

Busque organizar a rotina delimitando horários para as tarefas pertinentes à família e aquelas de negócio. A melhor dica é ter foco: se é a hora de cuidar dos filhos, faça isso com toda a sua atenção. Na hora de cumprir as tarefas do negócio, tente, o máximo possível, ter uma dedicação exclusiva, sem interrupções.


Dentro dessa dica também vale abusar dos check lists, agendas, softwares de planejamento, seja para as demandas pessoais ou profissionais.


2. Não meta os pés pelas mãos

Se você encarou o desafio de ser mãe e empreender, então tenha consciência de que muitas vezes será preciso dizer não a prazos muito apertados ou a um ritmo de trabalho acelerado. Faça apenas aquilo que consegue e seja verdadeira com seus clientes. Desrespeitar seus limites só vai gerar frustração, atrasos e falhas.


3. Tenha o seu cantinho de trabalho

Muitas empreendedoras mães acabam realizando muitas tarefas profissionais em casa mesmo, isso quando o negócio não é todo gerenciado de forma home-office.


E estar em casa significa ser acessível, mas não significa ser disponível o tempo todo. Por isso é importante ter o seu cantinho de trabalho com uma mesa, cadeira confortável, um computador. Especialmente para que as pessoas, incluindo seus filhos, saibam que ali a mamãe está trabalhando.


4. Seja prevenida

A vida de uma mãe já é repleta de imprevistos: uma febre, uma gripe, período de férias e por aí vai. Junte a uma vida de imprevistos de empreendedora e temos um bom pacote de desafios imprevisíveis.


Por isso, é realmente essencial que as empreendedoras mamães sejam ainda mais planejadas financeiramente. É importante ter um reserva de dinheiro para os períodos de menos trabalho e mais dedicação. E também é importante pensar em previdência, aposentadoria, etc.


Então, não se esqueça do planejamento financeiro, e se for possível, procure até mesmo a ajuda de um profissional.


5. Paciência e perseverança

Como dissemos, os desafios são muitos, mas com paciência e perseverança, mesmo que devagar, a gente chega lá!


Não se desestabilize ao ver seu cronograma sofrer ajustes ou atrasos. Respire fundo, refaça o planejamento e siga sempre em frente!


Se você é mãe e tem o sonho de empreender, conheça o SPA Express! Seja dona do seu próprio negócio com nosso modelo de franquia!


Saiba mais!

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB