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4 técnicas de massagens para aplicar em gestantes

A espera por um bebê é acompanhada por muitas emoções, muito amor e carinho. E quem já passou por essa experiência sabe que a mulher também enfrenta dores nas costas, inchaço, retenção de líquido, seios doloridos, tensão e ansiedade. Nada que a alegria da maternidade não compense, mas ainda assim, desconfortos do período.


Por isso, as massagens podem ser ótimas aliadas para aliviar alguns desafios dessa fase para o corpo feminino. É claro que sempre com a devida indicação médica e uso adequado de produtos, como óleos e cremes.


De uma maneira geral, as massagens não devem ser feitas nas regiões abdominais das grávidas. Lembre-se: em primeiro lugar vem sempre a saúde da mamãe e do bebê, por isso é importante que a massagem seja feita por profissionais experientes e apenas após liberação médica.


Quais os benefícios das massagens na gravidez?


As massagens ajudam a eliminar as dores nas costas, evitam o intestino preso, reduzem o inchaço, melhoram enjoos e azias, melhoram o humor e qualidade do sono, melhoram a circulação sanguínea, diminuem o aparecimento de estrias e celulites, aliviam o stress a ansiedade, deixam a mamãe e o bebê mais calmos, dentre outros benefícios.


E mais uma vez lembramos: apenas realize massagens se a cliente tiver liberação médica.

Algumas massagens são bem comuns e geralmente liberadas em gestantes.


Confira algumas delas:


1. Drenagem linfática para gestantes


As drenagens ajudam a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos. Com movimentos adequados, a drenagem ativa as circulações venosa e linfáticas, além de provocar o relaxamento.

As manobras devem ser lentas e manuais.


2. Massagem relaxante


A massagem relaxante ou clássica ajuda a garantir o relaxamento muscular. As manobras não seguem uma direção específica e auxiliam no alívio da tensão. O ideal é que o profissional não aplique muita força nas mãos, já que a mulher fica mais sensível na gravidez.

Consulte seu médico sobre possíveis limitações para a sua saúde. 


3. Shiatsu

De origem oriental, essa massagem oferece muitos benefícios, não apenas físicos, mas também emocionais e energéticos. O shiatsu também pode auxiliar na melhora da digestão, da regulação do sistema hormonal, redução de dores, stress, insônia e ansiedade.


No shiatsu, o profissional trabalha com os meridianos (pontos específicos do corpo) com os próprios dedos. Esses pontos funcionam como canais de energia e ficam localizados em articulações e músculos, por exemplo.


Consulte seu médico sobre possíveis limitações para a sua saúde. 


4. Massagem pélvica

Essa massagem pode ser feita pelas mamães mesmo, nas últimas semanas de gravidez, para alongar os músculos na região do períneo, para aquelas que desejam parto normal.


Com a ajuda de um espelho, basta fazer movimentos com o polegar que partem da vagina em direção ao ânus, por cerca de 5 a 10 minutos. Lembre de lavar bem as mãos e utilizar um gel lubrificante.


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