• cibelelana

12 dicas de coach para empreender com sucesso!

Começar a empreender nunca é fácil. É um ato de coragem, responsabilidade e de muito comprometimento, ainda mais considerando empreender em um país como o Brasil.


Por isso, para além de todos os conhecimentos sobre orientações legais e manuais de atuação, é muito importante que o empreendedor tenha também um apoio focado em suas emoções, personalidade e tudo o que envolva o seu universo como ser humano.


Muito se fala em técnicas de coach para executivos e ambientes corporativos. Mas saiba que elas também podem ser aplicadas ao empreendedor individual.


Por termos bastante conhecimento de causa, acreditamos que as dicas que se seguem são preciosas para você que pensa em empreender. Leia com atenção, reflita, busque aperfeiçoamento e conte com a gente para conversar e trocar experiência sobre essas questões ok?


Vamos lá!

Empreender requer certas habilidades. Algumas pode ser que você já apresente, outras será preciso treinar, praticar e desenvolver com o tempo. Elas são essenciais para tirar o tão sonhado plano de ter a própria empresa do papel.


O SPA Express é uma microfranquia de estética. E no nosso dia a dia, em contato com as atuais 22 franqueadas, vemos como essas habilidade são importantes.


Confira as dicas da Sociedade Brasileira de Coaching para ser um empreendedor de sucesso:




1. Pratique habilidades de liderança


Aprender a liderar é uma habilidade fundamental para se tornar um empreendedor de sucesso. Mas atenção: ser líder é muito diferente de ser apenas um “chefe”. Um verdadeiro líder motiva, inspira e colhe o que há de melhor do seu time.

Essa competência exige inteligência emocional, resiliência e capacidade de delegar. E não depende de lidar com uma equipe de duas ou 20 pessoas.


2. Desenvolva suas habilidades de planejamento

Planejar é preciso. Traçar metas e estratégias será necessário para atingir os resultados esperados. E para isso, o empreendedor deve contar com processos e rotinas bem organizados.

Pratique: identifique suas metas e descubra quais são os melhores meios para alcançá-las.


3. Pratique sua criatividade


Se você acha que a sua área de atuação não exige criatividade, saiba que o seu pensamento está bastante ultrapassado. Independentemente do seu ramo de atuação, você deve exercitar sua capacidade de inovação para superar desafios e crescer frente à concorrência.

Lembre-se: pessoas criativas trazem soluções e ideias diferentes para a empresa. Além disso, pensar “fora da caixa” contagia a equipe.

E nada melhor do que você, como líder, estimular um ambiente criativo.


4. Seja resiliente

Segundo o dicionário, resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Portanto, a resiliência é a capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar diante da má sorte ou de mudanças.

Esse atributo é importante para o empreendedor, porque imprevistos não são a exceção, mas a regra. Além de estar preparado, você deve encarar os fatos e tomar as rédeas em qualquer situação.


5. Aprenda com seus erros e com os erros dos outros


Quem decide empreender precisa ter em mente que errar é absolutamente normal. Quando os planos não saem conforme o planejado, você tem a obrigação de encarar os problemas com sobriedade e discernimento para corrigir a rota.

Aprender com os erros será necessário para crescer e não repetir os mesmos equívocos. Na verdade, é vital que você crie novos equívocos. Porque a falha não significa um fracasso definitivo, mas uma evolução em seu projeto. A cada falha, você progride ao testar novas ideias e caminhos.

E o melhor dessa estratégia é ampliá-la para compreender os erros dos outros e, assim, aprender por meio de exemplos.


6. Seja proativo

Não há empreendedorismo de sucesso sem proatividade.

O negócio é seu, portanto, se você não tiver iniciativa e colocar a mão na massa, ninguém o fará no seu lugar. Lembre-se de que proatividade não é o mesmo que produtividade.

Ser proativo é estar um passo à frente, ter iniciativa e não apenas ficar esperando que os problemas surjam para que sejam resolvidos.

Analise o mercado, os cenários, a concorrência.

Incentive as pessoas que trabalham com você a serem proativas e não apenas executarem comandos.


7. Entre em ação e tenha iniciativa


Assim como é importante ser proativo, também é fundamental entrar em ação. Proatividade e iniciativa são habilidades que andam de mãos dadas.

Se você se sente inseguro, comece exercitando a tomada de ação em pequenas tarefas do cotidiano. Dessa forma, você vai sentir cada vez maior confiança para assumir a responsabilidade para si e fazer o negócio acontecer.


8. Trabalhe sua comunicação

A importância de saber se comunicar bem é enorme para um empreendedor ou um gestor de empresa. Essa habilidade conquista as pessoas, inspira confiança e constrói redes de relacionamento.

Dessa forma, com a precisão das palavras e a linguagem não verbal a seu favor, você tem maiores condições de fazer vendas, atrair talentos, engajar colaboradores e conquistar resultados que dependem da colaboração de sua equipe.


9. Aprenda a assumir riscos calculados


Todo negócio envolve incertezas. Por isso, é bom estar preparado.

Em alguns momentos, você vai se deparar com situações com alto potencial de resultados e, ao mesmo tempo, riscos de problemas ao longo do caminho. Nessas horas, é preciso calcular: o que você ganha ao assumir essa posição?

Sempre que necessário, assuma riscos calculados, baseados na sua experiência. E antes de decidir, tente reduzir ao máximo a margem de erro com a devida pesquisa e a consulta a outros profissionais.


10. Pense positivo

Alimentar pensamentos positivos faz bem para a alma e para o seu negócio. A nossa mente é muito poderosa. O primeiro passo, portanto, é o autoconhecimento.

Só assim você descobrirá habilidades que podem ser aperfeiçoadas e pensamentos ou padrões sabotadores que podem estar dificultando o seu progresso.

Pensar positivo diminui a ansiedade e permite que você se foque nas soluções e não nos problemas.

Por isso, também é muito importante que você ame o que faz.

Ter paixão pela sua atividade é o que permite a você acreditar mais em si mesmo e, consequentemente, superar obstáculos.


11. Procure manter o foco sempre


Para um empreendedor, manter o foco é fundamental. Significa fazer o que é prioridade, de forma assertiva.

Muitas vezes, isso significa se concentrar em uma tarefa por vez e até a dizer “não” para certas distrações, propostas e desvios de rota.

Então, não perca tempo e elimine tudo que pode distanciar você de seu objetivo principal. Dessa forma, você fica de olho no mais importante: a satisfação do seu cliente.


12. Procure inovar sempre

inovação não é mais um diferencial, e sim uma exigência em qualquer empresa. Não se acomode no seu modelo de negócio e busque sempre mais. Inovar é estar à frente e antecipar os desejos e as necessidades dos seus consumidores.

Saber enxergar o mercado, as tendências e observar oportunidades com antecedência garante vantagem competitiva frente aos concorrentes.

E para isso, não há mágica: você precisa encarar os problemas de frente e encontrar soluções que ninguém mais está vendo.

25 visualizações

© 2018 Todos os direitos reservados.

CNPJ: 30.142.072/0001-34

SPA Express Serviços de Estética e Franchising Ltda.

Rua Bananeiras, 381 - Sala A - Manaira

João Pessoa, PB