• SPA Express

Último trimestre: 7 dicas para fechar bem o ano na sua empresa

Sim, o tempo voou. Já estamos encerrando o ano, mas não se preocupe; ainda dá tempo de fechar bem 2021.


Piscamos e já entramos no último trimestre do ano. Cada dia que passa, estamos mais próximas de encerrar 2021 e iniciar um novo ciclo na empresa: um período de renovações e mudanças.

Contudo, ainda dá tempo de organizar a casa, fazer um balanço das atividades desenvolvidas e encerrar o ano do jeito sonhado lá em janeiro.

Como? Vamos mostrar 7 dicas simples! Confira.


1. Identifique as metas traçadas


Para 2021 iniciar, o final de 2020 foi marcado pela esperança de cumprir metas mais altas. Se recorda de quais eram? Com o passar do tempo, alguns objetivos podem ter passado batido, ou sido esquecidos ao longo dos meses. Vale a pena revê-los, comparar com as conquistas acumuladas, analisar se ainda conseguimos cumprir ou se devemos anotar para o próximo ano.


É importante colocar na balança e se perguntar: essa meta ainda faz sentido? Talvez, a resposta seja não, e nesse caso debruce suas forças em outros propósitos; caso seja sim, junte sua equipe e trace um plano para conquistá-la!


2. Crie prazos reais e saudáveis


Com o fim do ano, surge a pressão de dar conta de tudo. A dica é traçar metas plausíveis de serem cumpridas do período proposto para que ninguém se sobrecarregue ou se sinta desmotivado.


Portanto, fique tranquila e lembre-se do que realmente importa nesta época: a sincronia da equipe, a qualidade do trabalho, a saúde física e mental das colaboradoras e a preparação para o próximo ciclo.


3. Automotive-se e motive sua equipe


Na mesma pegada de listar demandas que tenham chances reais de serem concluídas, há um ponto crucial que não pode ser deixado de lado: a motivação da equipe. Uma equipe motivada no último trimestre permanece motivada no início do próximo ano. Lembre-se disso e crie mecanismos internos que te motive e motive as colaboradoras.


4. Elabore uma rotina equilibrada


Com metas reais traçadas e uma equipe motivada, as forças da empresa estarão redobradas! A partir desse cenário vantajoso, crie uma rotina equilibrada, sem pesar o ombro de ninguém.


Uma observação pertinente: cuidado, não confunda motivação da equipe com pressa exacerbada para cumprir metas. Para identificar o limite entre motivação e pressão, esteja em contato com as colaboradoras, dialogue sempre, saiba como verdadeiramente estão e tenha a responsabilidade de dizer para elas, caso estejam se pressionando demais: “não se preocupe com essa meta, teremos tempo para cumprí-la no futuro”.


5. Debruce energia para o que merece


Então invista todas as moedas de motivação para o que realmente importa. Pontue cinco objetivos, delimite as funções e os caminhos a serem trilhados, esteja presente para sua equipe e faça a sua parte enquanto supervisora.


Uma atitude simples, que pode ajudar em momentos que exigem foco e o cumprimento de metas, é ressaltar os pontos positivos da equipe e relembrar casos de sucessos! Quem não gosta de TBT’s positivos, não é mesmo?


6. Use ferramentas para se planejar


Já conhece o Asana, o Trello, Basecamp ou Runrun.it? Estas são algumas ferramentas de gerenciamento de demandas que podem otimizar seus trabalhos. Por meio deles você enxerga o que tem sido feito, o que foi cumprido, o que deve ser retomado, etc. Em suma, te ajuda a não deixar metas importantes passarem em branco, a organizar suas atividades nas próximas semanas.


E caso esteja muito em cima para implementar na empresa, pense nela no planejamento de 2022. Quem sabe uma de suas metas seja ser mais organizada e sistematizada?!


7. Fique tranquila


Fácil falar, né? Difícil fazer. Mas queremos te ajudar a cumprir essa vontade, a recordar diariamente o sentido do seu trabalho, a se motivar e motivar quem está ao seu redor de forma saudável e a estar bem consigo mesma. A primeira dica é aceitar suas habilidade e suas dificuldades, compreender que as situações podem acontecer de um jeito diferente do esperado, mas que isso não te diminui.


E a segunda dica é: cuide de si mesma e trabalhe com o que te motiva.

Conheça o SPA Express e descubra as vantagens de ser uma franqueada!


Esperamos você.

11 visualizações0 comentário