Pitch é uma maneira rápida de apresentar seu produto, serviço ou você mesma de forma atrativa. Quem nunca foi perguntada “em que você está trabalhando recentemente?” ou “me fala mais sobre seu trabalho” e se embolou na hora de organizar as palavras, que atire a primeira pedra.
Fato é que saber montar um pitch perfeito pode te levar a um novo emprego, uma venda bem sucedida, uma promoção no trabalho ou um novo networking de sucesso, então saber montá-lo é um conhecimento que vale a pena adquirir.
A seguir, apresentamos 3 passos práticos para você montar sua apresentação/pitch perfeito e sem embolação.
1- Diga as principais informações
No jornalismo, existe um conceito chamado lead. Lead é o primeiro parágrafo de uma notícia onde estão todas as informações mais importantes sobre o assunto. A ideia é que você não precise ler até o final para entender sobre do que se trata aquele texto: a lógica para o pitch é a mesma.
Em uma folha, anote as informações sobre você, seu produto ou serviço que não pode deixar de fora, como:
- O que você ou seu produto faz e qual mercado você está inserida;
- Quem é o responsável pelo serviço;
- Como o serviço é executado/Como o produto age;
- Quando o serviço pode acontecer;
- Por quanto tempo o produto dura;
- Onde você executa o serviço;
- Onde pode achar o produto;
- Porque ele é importante;
- Para que ele é indicado;
- Qual o problema que ele resolve.
Encontradas as informações, chegou a hora de hierarquizá-las.
2- Hierarquie as informações
Quando você vai ao médico com uma queixa, a primeira coisa que você quer ouvir da médica é como você pode resolver o seu problema. Seja qual for o problema, saber que existe uma forma de resolver te alivia e te faz desejar a tal resolução.
Quando montar o seu pitch tenha em mente qual o problema você ou seu produto pode resolver e escreva seu pitch a partir disso. Apresentado o problema, apresente você enquanto a solução e mostre as vantagens do seu produto/serviço, o que faz dele único e desejável. Lembre-se que existem vários remédios no mercado, mas só o seu pode trazer o resultado X.
3- Tenha confiança
Se você for mais introvertida, este provavelmente será o passo mais trabalhoso, mas não precisa ter medo, com treino você vai conseguir. Chame uma amiga ou vá em frente ao espelho e treine seu pitch. Entenda quais partes exigem mais tranquilidade na explicação e quais você se sente mais confiante ao dizer. E se precisar de ajuda, tente se lembrar de alguma profissional que admira e busque assistir vídeos dela falando sobre o seu trabalho. Quem sabe além de te inspirar você possa aprender mais este passo com ela?
Entenda do que você fala, fale o mais importante e tenha a confiança de quem é profissional naquela área.
Brilhe e cresça na sua profissão! E se estiver procurando uma forma de investimento, entre em contato conosco e conheça nossa proposta de franquia.