Escutou falar no Janeiro Branco, mas não sabe o que significa? Descubra a importância da primeira campanha do ano de 2023 com o tema “A vida pede equilíbrio” e a importância de dialogar sobre a saúde mental da mulher.

Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio

Mulher negra trabalhando em casa com notebook no colo. Mês Janeiro Branco.

O objetivo da primeira campanha do ano, chamada Janeiro Branco, é renovar ações e pensamentos, alertar e estimular o diálogo sobre a saúde mental da população, prevenindo transtornos bastante comuns como ansiedade, depressão e pânico. Neste ano de 2023, o tema da campanha é “A vida pede equilíbrio”. 

Então, se encontrar um outdoor na rua ou um post no Instagram sobre Janeiro Branco, já sabe o que significa. 

Agora, não é preciso ir distante para relembrar o principal motivo da pauta saúde mental ter entrado nos principais tópicos de jornais e influencers nos últimos 3 anos.

Sem entrar em detalhes, a pandemia do novo Coronavírus acendeu o alerta sobre os impactos das doenças mentais no cotidiano. Segundo o Instituto Ipsos, cerca de 53% da população brasileira declarou que seu bem-estar piorou durante a pandemia. Mas, para além deste episódio traumático da história mundial, a saúde mental ainda precisa ser recordada e debatida. E, de forma especial, a saúde mental da mulher. 

Saúde mental da mulher

Mulheres conversando e segurando uma xícara, sentadas na mesa. Mês Janeiro Branco.

Propensas socialmente a uma jornada de trabalho dupla – tripla, quádrupla, a depender da realidade de cada uma – acabam por trabalhar mais do que os homens, descansam menos que eles e recebem menos que os mesmos. 

Por estas poucas linhas já é possível compreender que, consequentemente, a saúde física e mental da mulher fica mais desgastada e merece uma atenção específica e redobrada. 

Específica porque cada realidade é única. E redobrada porque o cansaço não tira férias. 

A realidade sociocultural em que ela se encontra, suas condições de moradia, de trabalho e financeira interferem diretamente no seu desempenho e no seu bem estar. É preciso acolhimento, oportunidade, escuta qualificada e, acima de tudo, se faz necessário mostrar para as mulheres que sofrem que sua dor é legítima. 

Cabe dizer que a saúde é integral, o que significa que quando se cuida do corpo, cuida-se da mente. Por isso, se tiver oportunidade, aproveite o início do ano para realizar seus exames de rotina, adicione no dia a dia uma atividade física que te faça feliz e beba bastante água. 

Agora, caso sinta a necessidade de conversar com alguém sobre seus pensamentos e sentimentos, marque um atendimento com uma psicóloga e sinta a diferença que estar acompanhada de uma profissional qualificada pode trazer na sua vida. 

E nossa última sugestão é: aprenda a se amar! Esteja onde sente que é amada e dê para o seu corpo pílulas de amor em forma de passeios, trabalhos e massagens.

Mulher negra rindo, sentada em uma praça e usando um vestido azul claro. Janeiro Branco.

Entre em contato com o SPA Express da sua cidade para marcar uma massagem e sentir na pele a diferença que faz em cuidar de você. 

Se você ama o setor da beleza e do bem estar assim como nós, convidamos você a conhecer o modelo de negócios da nossa franquia. Quem sabe você é a próxima franqueada SPA Express da sua cidade? Entre em contato conosco.