Ser mulher empreendedora é um caminho, por vezes, solitário. Isso porque todos os setores da nossa vida exigem muita atenção e esforço de nossa parte. O aparentemente simples ato de delegar as tarefas domésticas são desgastantes e tornam nossa mente um verdadeiro aplicativo de planejamento em tempo real. Administrar as tarefas diárias e o seu próprio negócio é sim um desafio, por isso queremos te dar um empurrão nessa jornada e dizer: você não está sozinha.
Nossa meta hoje é direcionar 3 passos para você observar todo o esforço que vem realizando e estimular o seu lado empreendedora a permanecer firme e forte.
1- Respeite sua agenda
Há quem ache que seu dia não tem 24h, mas sim 50! Esse empenho externo de te fazer mover montanhas para dar conta de tudo te faz acreditar que você precisa dar conta de tudo isso. Mas a verdade é que ninguém dá conta e quando se entende isso é possível valorizar cada trabalho concluído ao longo do dia.
Utilize a agenda para seu próprio benefício. Pontue o que deve ser feito no mesmo dia, como ida ao banco, checar folha de pagamento e outros serviços administrativos, e o que pode ser feito no decorrer da semana. O exercício de criar listas é uma forma de retirar do abstrato e objetificar os trabalhos que precisam ser concluídos.
Respeitar a sua agenda é respeitar seu próprio trabalho. E sempre selecione um momento para você dentro dela, viu? Isso também faz parte do seu dia!
Você pode gostar de ler Dicas de como trabalhar bem no Home Office.
2- Valorize o seu esforço
Em tempos de “Você tem que dar conta de tudo!” valorizar cada trabalho concluído é um ato de força. Há uma música da banda Francisco, el Hombre que diz “o homem não te define, sua casa não te define, sua carne não te define, você é seu próprio lar”, que nos mostra o poder de se enxergar como dona de si, que nada do que falem ou pensem sobre ti te definem.
Quem é ou foi mulher empreendedora sabe o quanto é presente a rotulagem de quem somos enquanto profissionais; a quantidade de pessoas que surgem para te vender “fórmulas” ou querer ditar nosso trabalho em benefício próprio. Valorize-se, fale, mostre seu perfil empreendedora que é único e que deve ser respeitado.
3- Conheça sua competência
Com a maturidade profissional e pessoal que detém hoje, você sabe seus pontos fortes. E com o passar do tempo essa lista tende a aumentar. Reconheça suas competências na mesma intensidade que reconhece aquelas das pessoas que ama, que trabalham com você e dos mais jovens que deseja incentivar o crescimento. A solitária caminhada mostra que a primeira fã do seu trabalho precisa ser você mesma.
Se abrace, se mime, se permita evoluir com novos cursos, a dar mais oportunidade para você e para quem trabalha ao seu lado, porque, lembre-se: o crescimento precisa ser coletivo para ser efetivo no mundo.
Junte suas forças e suas capacidades para investir em negócios com estimativa crescente de evolução. Viva essa experiência com o SPA Express, rede de franquias do setor da Beleza e da Saúde presente em todas as regiões brasileiras.