Existe jeito certo e errado quando o assunto é home office? A resposta para essa questão é: mais ou menos. Há ótimas práticas indicadas para qualquer um que trabalha em casa, entretanto, existem outras que podem variar de acordo com cada realidade.

Para você criar uma rotina de trabalho mais saudável e produtiva, vamos falar sobre 3 práticas positivas para todas que adotaram esse modelo de trabalho e algumas sugestões que podemos adaptar no cotidiano do home office

1- Organize seu local de trabalho 

Quando vamos mudar do escritório para a casa é preciso elaborar uma lista de ferramentas, suportes e adaptações que nosso novo ambiente de trabalho irá precisar. Entre elas, podemos listar:

Lista para trabalhar bem no home office.

2) Garanta um ambiente tranquilo

Mulher com criança no home office.

Se você não mora sozinha, é fundamental que tenha uma conversa aberta com as pessoas que vivem ao seu lado sobre seus novos horários, demandas e necessidades. 

Usar uma furadeira na hora do expediente, abrir a porta do novo escritório sem avisar, agendar compromissos compartilhados no horário de trabalho são alguns exemplos de práticas que vão prejudicar o seu desempenho no trabalho home office.

Caso você seja mãe ou responsável legal por alguém, dialogue com seus familiares, amigos e sua rede de apoio para estarem do seu lado quando precisar de uma atenção redobrada. 

3) Faça pausas

Esta talvez seja a dica mais importante. Pense com a gente: se no escritório você levantava para tomar um café, ir ao banheiro, esticar o corpo de tempos em tempos, tirar uma dúvida com a colega de trabalho, por que em casa você ficaria com os olhos vidrados no computador durante todo o horário de trabalho? 

Fazer pausas, esticar o corpo, fazer uma pequena tarefa em casa, assistir um vídeo para melhorar o humor fazer muito bem para nossa mente e nosso corpo. Não somente essas práticas são indicadas, como são imprescindíveis para a sua saúde e seu rendimento, acredite.

Está com falta de atenção? Levante e dê uma voltinha pela casa. Coluna doeu? Alongue-se ao som de uma trilha sonora tranquila por 15 minutos. Bateu o sono pós-almoço? Faça um café, vá para um canto distante do seu escritório e beba acompanhado de um bom chocolate. É impressionante o impacto que 15 minutinhos podem fazer no seu rendimento. 

Home office descomplicado

Mulher no home office

Certamente, não são todas que se adaptam ao home office, vamos combinar. Há quem perca a atenção muito facilmente em casa, começa a fazer uma tarefa doméstica no expediente, vai para outra e, quando olha o relógio percebeu que perdeu metade do dia e não cumpriu as demandas estabelecidas para aquela manhã. O que fazer? Em casos como esse, nossa sugestão é pesquisar o coworking mais próximo de você.

Coworkings são escritórios compartilhados, alugados segundo a sua necessidade de horário. Lá, você vê outras pessoas, tem possibilidade de manter uma networking movimentado e “foge” das distrações domésticas. 

Ou você pode dizer que tem dificuldades em planejar o seu dia, identificar o tempo que precisa se debruçar sobre cada tarefa e outros apertos de organização. O que pode te ajudar bastante são as ferramentas de planejamento como o Asana, Trello, OneNote, Google Agenda e outras. Falamos um pouco mais sobre elas no blog post Guia de Ferramentas de Organização para empreendedoras

O mais importante é você manter sua saúde física e mental e não deixar o trabalho invadir sua vida pessoal. No SPA Express incentivamos nossas franqueadas a manter uma rotina de trabalho saudável e manter contato frequentemente com outras franqueadas e sua equipe de terapeutas. Assim, apesar da distância física do home office, nos mantemos unidas!